Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora em Caueiras-Aliança-PE

 A festa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora acontece todos os anos no Bairro de Caueiras-Aliança-PE, localizado a 86 km da capital pernambucana Recife, com as celebrações religiosas e a procissão percorrendo as principais ruas daquele bairro em homenagem a santa.

O dia de Nossa Senhora Auxiliadora é comemorado no dia 24 de maio, no entanto, a festa  em Caueiras acontece todo últmo final de semana do mês de maio. Atualmente o Pároco da Capela é o Pe. Edson.

Curiosidade: Desde o ano de 2004, que a festa passou também a ser popular (profana), com várias atrações envolvendo a população local. A ideia veio da Vereadora Zinha Oliveira, que com apoio do então Pároco Pe. Expedito, do então prefeito Elane Vieira, da Senhora Ana Flávia Belém de Barros e da comunidade de Caueiras, realizaram pela primeira vez esses festejos populares em praça pública, na ocasião, com o Mestre Cirandeiro Antonio João; e de lá pra cá esse momento passou a ser tradição e, este ano as festividades se repetem, de 24 a 27 de maio de 2012.

Luciano Santos (Historiador)



24 de maio dia de Nossa Senhora Auxiliadora


Nossa Senhora Auxiliadora

A Virgem Maria sempre foi venerada e festejada por todos os cristãos, que invocam o seu socorro e auxílio nas horas de sofrimento e aflição. Porque à Ela fomos confiados como seus filhos por Jesus na Cruz e à nós cristãos do mundo todo foi indicada como Mãe, através de João Evangelista, também aos pés da Cruz. 

Essa festa, entretanto, remonta o século XVI, quando a expressão "Auxiliadora dos Cristãos" foi introduzida na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos sobre os muçulmanos na batalha nas águas de Lepanto, em 1571. Os soldados do exército cristão depois de receberem a Eucaristia, invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, foram à luta. Três horas mais tarde conquistaram a vitória, e gritando "Viva Maria", hastearam a bandeira de Cristo. 

A data que se comemora hoje com esse título está ligada à dominação do conquistador Napoleão que prendeu o Papa Pio VII. No século XIX , o imperador francês Napoleão Bonaparte espalhava o terror pelo mundo, com suas incessantes conquistas sangrentas. Invadiu também Roma, prendeu o Papa e o mandou para uma das terríveis prisões da França. Ali, durante cinco anos Pio VII passou por horríveis sofrimentos. Só ao fim desse período, quando o poder político de Napoleão começou a desaparecer, e as pressões do mundo inteiro a surtir efeito, o pontífice foi libertado. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Cartório eleitoral da cidade da Aliança, já acumula fila para regulamentação eleitoral.

Termina nesta quarta-feira o prazo para que eleitores solicitem a mudança do local de votação; no caso específico da cidade da Aliança, que se encontra a 86 km da cidade do Recife, como de outras cidades, é também o fim do prazo para a revisão "biométrica", ou seja, a atualização ou revisão eleitoral para verificação das digitais do eleitor. Aqueles que farão o título de eleitor pela primeira vez e os que precisam regularizar a situação eleitoral também devem comparecer a um cartório eleitoral até este dia. O eleitor com deficiência e os idosos também têm até 9 de maio para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso.
Cartório Eleitoral da cidade da Aliança 08/05/2012                             (Luciano Santos)
 
Os interessados em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. Carteira de habilitação e o passaporte não são aceitos para o fim de identificação. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.
As que deixarem de fazer a revisão eleitoral e aqueles que estiveram dentro da obrigação eleitoral, de 18 a 70 anos e não o fizeram, não poderão participar de concursos públicos, tirar o CPF e Passaporte, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, contratar empréstimos em bancos federais, como Banco do Brasil, Caixa Econônimca e Banco do Nordeste.




quarta-feira, 2 de maio de 2012

10ª Festa da Pegada do Boi da Aliança-PE


O Bairro de Caueiras na cidade da Aliança, localizada a 86 km do Recife, recebe pela 10ª vez a Festa da Pegada do Boi. Criada no ano de 2012, pelo vaqueiro Tonhão e amigos, a festa virou tradição local. No dia 1º de maio os vaqueiros reunem-se no Bar do Vaqueiro em Caueiras, desda as primeiras horas do dia, para a concentração. Os vaqueiros saem em caminhada para a centro da cidade da Aliança e logo mais seguem para a zona rural para "caçar" o boi. O vaqueiro que pegar o mesmo, recebe-o como prêmio.
Inúmeros vaqueiros locais e da região prestigiaram a festa, que contou com a presença de Galego Aboiador, poeta de vaqueijada e lideranças locais.