Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

1º de maio dia de comemoração do trabalhador?



O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional
Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

"Suapesquisa.com"


O dia do trabalhador, historicamente comentado, é um dia de lutas e reivindicações. Não podemos seguir a ideologia alienante que as classes dominantes instituiram como dia apenas de festas, gincanas e etc. O dia é de luta, por melhores condições de trabalho, condições salariais e outras reivindicações da classe trabalhadora. "Trabalhadores, Uni-vos!"

Luciano Santos

domingo, 22 de abril de 2012

Caueiras já é "Bairro" da Aliança?


Vila de Caueiras (ao fundo, a esquerda), com aproximadamente 8 mil habitantes, bem que já poderia ser bairro. Caueiras é um povoado que faz parte da cidade da Aliança, que está  a menos de 2km da sede da cidade. Crescendo a cada dia, já está quase que integrada urbanamente à cidade. Vista da Vila da Cohab, percebe-se a proximidade daquela que mais próxima está da zona urbana aliancense. No passado a érea vista, era tomada por canaviais. Com o fechamento da Usina Aliança, nos anos 90 do século passado, as terras foram despropriadas e foram cosntruídas casas.
Do lado direito da imagem ve-se o loteamento Vaquejada, pois foi construída no espaço o Parque de Vaquejada "Kefrém Belém".


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Curiosidades sobre Tiradentes


Tiradentes Esquartejado (Pedro Américo,1893)

Curiosidades sobre Tiradentes

Dia 21 de abril é dia de Tiradentes, feriado nacional aqui no Brasil.
Algumas pinturas de Tiradentes mostradas nos livros e outros meios de comunicação, foram feitas, por Décio Villares, Pedro Américo e Cândido Portinari. Percebe-se que todas elas representam Tiradentes como Cristo, apesar do rosto verdadeiro nunca ter sido realmente conhecido.
- Seu nome completo era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu no ano de 1746, na Fazenda do Pombal, distrito de São João del Rey, em Minas Gerais. Porém, não há registro da data de seu nascimento, apenas do seu batismo, em novembro daquele mesmo ano.
- Ao contrário do que seu apelido insinua, Tiradentes não suportava arrancar dentes. Ele era muito mais a favor de preservar os dentes do que arrancá-los. Porém, quando arrancar era irremediável, ele colocava coroas artificiais, feitas de marfim e de osso de boi, que ele mesmo fabricava.
- Aos 40 anos, se apaixonou por Ana, uma menina de 15 anos, mas ela já estava prometida a outro homem. Tiradentes nunca se casou, mas teve 2 filhos – João, com Eugênia Joaquina da Silva, e Joaquina, com a viúva Antônia Maria do Espírito Santo.
- Tiradentes tentou várias profissões: dentista, tropeiro, minerador e engenheiro. Entrou, então, para a Sexta Companhia de Dragões de Minas Gerais, como alferes, uma espécie de segundo-tenente.
- Tiradentes está diretamente ligado ao movimento que ficou conhecido como “Inconfidência Mineira”. Os historiadores preferem “Conjuração Mineira” já que o que aconteceu em Minas Gerais foi um ato organizado para conquistar a independência do país e não um ato de deslealdade, traição ou infidelidade, que servem para traduzir a palavra inconfidência.
- Segundo relatos da época, Tiradentes era alto, magro e muito feio. Ele nunca usou barba e cabelos longos. Como militar, o máximo que se permitia era um discreto bigode. Ele foi enforcado no Rio de Janeiro, com a barba feita e o cabelo raspado, no dia 21 de abril de 1792.
- “Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir serenamente a sua sentença de morte.
- Após o enforcamento, seu corpo foi esquartejado. As 4 partes foram postas em alforjes com salmoura, para serem exibidas no caminho entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. A casa de Tiradentes em Vila Rica foi demolida, e o chão, salgado, para que nada brotasse naquele solo.
- A cabeça de Tiradentes foi levada do Rio de Janeiro para Vila Rica, em Minas Gerais e ficou exposta num poste em frente à Igreja Nossa Senhora dos Remédios dos Brancos. Na terceira noite, foi roubada e nunca mais foi encontrada.
- Foi no Rio de Janeiro que Tiradentes entrou em contato com as ideias revolucionárias iluministas. O que poucos sabem, é que ele também se dedicou a projetos de melhoria urbana do Rio. Idealizou abastecimento regular da cidade, construção de moinhos, trapiches, armazéns, além de serviços de barcas de transporte de passageiros.
- Ironicamente, 30 anos depois de ter projetado essas melhorias, Dom João VI mandou fazer a canalização do rio, seguindo os planos de Tiradentes. Em 1889, exatamente 100 anos depois, o engenheiro André Paulo de Frontin canalizou as águas da Serra do Tinguá, dentro dos mesmos moldes arquitetados pelo inconfidente.
- Tiradentes não foi considerado um herói tão logo morreu e só passou a ser cultuado 98 anos após a sua morte. Como defendia ideais iluministas republicanas e antimonarquistas, durante o período imperial brasileiro, seu nome quase não era citado.
- Em 1870, o movimento republicano o elegeu como mártir cívico-religioso e antimonarquista. A data de sua morte tornou-se feriado nacional em 1890. A primeira pintura oficial também data deste ano, de autoria de Décio Villares, que apresenta Tiradentes como Cristo, com barbas e cabelos longos.
- Tiradentes teve também exaltada sua imagem de militar patriota, quando nomeado patrono da nação pelo governo militar, em 1965, enquanto os movimentos de esquerda não deixaram de recorrer a ele como símbolo de rebeldia.
- Tiradentes é o único brasileiro cuja data de morte se comemora com um feriado nacional.

Aliança já tem chapa completa das oposições



Eleições 2012, na cidade da Aliança - PE, localizada a 86 km da capital Recife, começa a definir-se com relação aos candidatos que irão concorrer a chapas majoritárias das Eleições Municpais 2012. A 'oposição' à atual gestão, oficializou ontem a noite, a chapa que irá concorrer com a 'situação', liderada pelo prefeito Azoka Gouveia, que no último dia 04 de abril 2012 lançou as candidaturas do Dr. Rômulo Maranhão -PT (prefeito) e o Dr. Hilton Lira, vereador -PT, (vice). Os nomes da 'oposição' são do jovem empresário Cláudio Fernandes -PSB, o Kaká (prefeito) e do vereador Assuero Vasconcelos - PSDB (vice). A campanha eleitoral com propagandas, comícios, carreatas, etc. começam a partir do dia 06 de julho (sexta-feira) e as eleições serão realizadas no dia 07 de outubro (domingo) do corrente ano.

domingo, 8 de abril de 2012

Imprudência pode ter causado acidente na estrada "Bairro de Caueiras à Aliança-PE".


"Por imprudência através de bebida alcoolica"; essa seria a causa racional da capotagem do Gol de cor preta, de placa KIQ 0248 ALIANÇA - PE. que ocorreu na estrada, Bairro Caueiras-Aliança - PE , neste domingo 08 de abril de 2012.
Segundo testemunhas o Gol vinha na direção Aliança-Caueiras, por volta das 18h. quando perdeu o controle e capotou e ficou com sentido contrário. Ninguém ficou ferido, no entanto, o susto foi muito grande.
Policiais da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta) PMPE, estiveram no local e fizeram todo procediemento legal e removeram o veículo ao centro da cidade da Aliança.
Fica a lição, "Se beber não dirija"!

sábado, 7 de abril de 2012

Prefeito da Cidade da Aliança, Azoka Gouveia, lança pré-candidatos para sua sucessão

Prefeito da Cidade da Aliança, Azoca Gouveia, depois do insucesso de tentar concorrer mais uma vez ao cargo de prefeito, lança chapa de pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito para concorrer as eleições 2012 pelo PT. Os pré-candidatos são Rômulo Maranhão (secretário municipal) para prefeito e o vereador Hilton Lira para vice. O lançamento oficial foi feito na última quarta-feira, em programa na Rádio Naza FM da cidade de Nazaré da Mata-PE. Eles devem concorrer com o pré candidato Cláudio Fernandes (Kaká) do PSB, que ainda não definiu o ou a candidata a vice.

Vereadores da Cidade da Aliança - PE, votam projetos importantes para a Cidade

Vereadores da Cidade da Aliança realizaram mais uma "Reunião Ordinária" nesta última terça-feira 03 de abril de 2012. Vários foram os assuntos discutidos naquele momento, entre eles o Requerimento de autoria da Vereadora Zinha Oliveira, que solicitava ao senhor gestor municipal - Azoka Gouveia - a revogação do ato que faz com que os moradores do Bairro de Caueiras passem a pagar água, onde aquela população foi beneficiada há 22 anos atrás, por um convênio entre o então gestor municipal - Carlos Freitas - e o saudoso governador de Pernambuco Miguel Arraes, que a prefeitura assumiria a sitema de abastecimento d'água dos Distritos e do Bairro de Caueiras, fazendo com que a população, que em sua maioria é carente, não pagaria água.

O debate foi o ponto alto da reunião, onde o Vereador Hilton Lira destacou o alto nível do mesmo e o amadirecimento dos parlamentares alianncenses. A bancada de "oposição" (vereadores Assuero Vasconcelos, Paulo da Água, Zinha Oliveira e Xisto Freitas solicitaram da banca da "situação" (Anderson Eduardo, Hilton Lira -líder-, Araújo Neto e Edilene - presidenta), uma explicação "racional" para o ato do prefeito Azoka, no entanto, os mesmos não tinham essas informações e prometeram sentar com o prefeito para buscar as explicações.

Escola de Referência Padre Guedes é destaque em Vicência - PE