Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Caueiras - Aliança - PE

Caueiras é um povoado da cidade da Aliança, Zona da Mata de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Possui atualmente cerca de 10 mil habitantes. Fica a 2,5 km da sede da cidade. Caueiras tem suas origens no início do século XX, com a junção de terras pertencentes aos engenhos Retiro e Montes Claros. A origem do seu nome é discutida, pois existem três (3) linhas de pensamentos, são elas:
1º- Havia no local uma produção de carvão vegetal e onde o carvão é produzido é denominado de Carvoeira (segundo um antigo morador Sr. José Siríaco "Zé do Remédio"- falecido) e com o passar dos tempos, em função da fala do povo, a palavra "Cavueira" passa a ser pronunciado Caueiras
2º - Do lado oeste do povoado, existe uma formação rochosa, que a muito tempo atrás, era denominada "Serra do Cau" (segundo o Sr. Manoel da Paz - morador), pois acreditava-se haver muito do minério; conclui-se também que em em função da fala do povo, a pronúncia muda, logo o povoado próximo passa-se a ser chamado de Caueiras. 
3º - No território, hoje denominado de Caueiras, havia a produção de tijolos de forma artesanal e várias olarias (local onde fabrica-se peças de cerâmica, tijolos). Os tijolos para serem utilizados em construções necessitam de serem cozidos em uma espécie de pirâmide, onde seu conjunto é denominada Caieiras. Acredita-se tembém que em função da fala do povo, a pronúncia tenha mudado e o povo começa chamar Caueiras.
Caueiras pouco mudou nesses últimos trinta anos, como pode-se observar nas imagens acima, dos anos 80, 90 e 2010. A economia do povoado é pautado na monocultura da cana-de-açucar e da agricultura de subsistência.
Em tempo, no ano de 2012, o Maestro Caaraüra (Caaraíra), ilustre Aliancense, publicou em seu livro "Contos, casos e fatos que ouvi e vivi em Aliança" na página 70 (vocabulário), atribui o significado do nome Caueiras, onde em Tupi, seria Caueira - com "ü tremado", esse tem som de "i" - ( Caú= bêbado, uera=bastante), ou ainda (Cai=queimar, uera=bastante, do particípio, donde o resultado seria "queimado). Nessa última explicação, observa-se uma ligação com a terceira linha de pensamento, onde nas Caüeiras queimava-se os tijolos.

                                                                                                              Prof. Ms. Luciano Santos (Historiador)

11 comentários:

  1. Como vai Dr. tudo bem? Gostaria de uma ajuda sua. Tu tens alguma informação sobre povos autóctones na região de Vicência, não sei que período ao certo, mas qq fonte, nem que seja oral. AO que me parece, significativa parte das heranças indígenas de nosso povo vem dessa região. Há alguns indícios segundo fontes orais acerca da presença desses povos no município de Vicência. Como tu trabalhas lá é mais fácil averiguar. Mas nada tão exorbitante assim, é só um leve sondagem. Obrigado Dr. e inté mais.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades...breve irei matar a saudade da minha terra. Anos longe.parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Lembra de mim?! e_e
    Filho da Iris, netod a Dona Nil, amiga da Tia Zinha '-'

    ResponderExcluir
  4. voce poderia ajudar neste caso?
    http://www.anda.jor.br/07/09/2013/vitma-de-maus-tratos-jumento-esta-abandonado-em-caueiras-pe

    ResponderExcluir
  5. Temos em Sergipe uma praia com esse nome CAUEIRA. Porem é muito divergente as respostas. nos ajude.

    ResponderExcluir
  6. Prazer visualizar esse blog; gastaria que você entrasse em contato comigo, pois tem uma família daqui de recife que estar procurando uma irmã SEVERINA RODRIGUS DA SILVA e que morou no engenho Retiro em Aliança ficamos agradecido pela atenção. Ozias Joseph artvidaog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Prazer visualizar esse blog; gastaria que você entrasse em contato comigo, pois tem uma família daqui de recife que estar procurando uma irmã SEVERINA RODRIGUS DA SILVA e que morou no engenho Retiro em Aliança ficamos agradecido pela atenção. Ozias Joseph artvidaog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Amo esse lugar povo humilde.e feliz e onesto que Deus abençoe todas as pessoas de caueiras saudades

    ResponderExcluir
  9. Muito linda lindo meu distrito caueiras gosto muito de morar aqui

    ResponderExcluir