Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cidade da Aliança - PE, comemora 83 anos no dia 11 de setembro de 2011

O povoamento que hoje é a cidade da Aliança, iniciou-se no século XIX por três irmãos muito unidos. A construção de uma capela de taipa aglutinou a população no povoado. Em 1862, o frei capuchinho Caetano de Rossina estabelecou-se no local. O frei observou o espírito de solidariedade presente no povoado, participando de atividades de ajuda mútua e na restauração da capela. O religioso sugeriu o topônimo de Aliança para o povoado nascente.
Pelo Decreto Estadual 142 de 30 de maio de 1891, o Distrito de Paz de Aliança se uniu aos de Angélicas e Vicência, e, sob esta denominação, foi elevada à condição de Vila.
A Lei Estadual 72 de 16 de maio de 1895 revogou o Decreto Estadual 142, voltando Aliança à condição de Distrito.
O município foi criado pela Lei Estadual 1931 de 11 de setembro de 1928, iniciando suas atividades administrativas próprias em 1 de janeiro de 1929.
O território do município de Aliança foi desmembrado dos municípios de Goiana e Nazaré da Mata. Compôs-se dos distritos de Aliança e Lagoa Seca, do município de Nazaré da Mata, e de parte dos territórios dos distritos de Areias (hoje município de Itaquitinga), Goianinha (hoje município de Condado), Nossa Senhora do Ó e Lapa, do município de Goiana.
Atualmente a cidade da Aliança é constituída da Sede do município, três distritos - Macujê, Tupaóca e Upatininga - e dois povoados - Caueiras e Chã do Esconso.

Um comentário:

  1. Amigo professor,fico triste por nada se saber dos pioneiros dessa cidade nem mesmo os nomes.será que nunca foram batizados?Pelo menos isso.Sou neto de um antigo morador dessa cidade que migrou para a Paraiba no começo do século passado,chamava-se:Caetano Gomes (da Silva ) acho.Sei que era tropeiro,só isso.
    Obrigado pela atenção dada ao meu protesto.

    Elias Caetano da Silva
    elcasil@msn.com
    elcasil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir