Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

EREM Joaquina Lira da cidade da Aliança-PE, é ouro na 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa


"Flores do Meu Bairro"

No último dia 09 de dezembro, a EREM Joaquina Lira da cidade da Aliança-PE, participou da final da e da premiação da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde na mesma, a EREM estava sendo representada pela Prof. Itânia Flávia e pelos alunos Iana Daise, Kauany Vitória e João Vitor de Moura que se sagraram campeões na “Categoria Documentário, com o Título “Flores do Meu Bairro”.
A EREM Joaquina Lira faz parte da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco, GRE Mata Norte, levou a medalha de Ouro, inédita para essa instituição de Ensino. a EREM Joaquina Lira, tem como gestora a prof. Luzinete Martins.
O documentário “Flores do Meu Bairro” foi realizado pelos alunos Iana Daise, Kauany Vitória e João Vitor de Moura com orientação da Prof. Itânia Flávia, para participação da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa 2019. Teve como local de referência, o Bairro do Rosário na cidade da Aliança, que é um município da Mesorregião da Mata Norte do Estado de Pernambuco, distante cerca de 90 km da Capital Recife. 
Na segunda metade do séc. XX, ou seja, depois dos anos de 1950, havia uma Boate no Rosário, denominada de "Boît Flor do Meu Bairro" (em francês, Boît é Boate, lugar de dançar, bebere comer, assistir shows e etc... uma casa noturna). A "Boît Flor do Meu Bairro", pertencia ao senhor Nilton Borba.
Como, na época era um lugar requintado, era ponto de encontro dos "Boêmios" da cidade e da região. Em homenagem ao período que rotulou o bairro, foi utilizado o termo para temática do documentário.
Anos mais tarde, o bairro recebeu outras boates, e por não ter o mesmo "glamour", passaram, de forma pejorativo, a serem chamadas de "Cabaré".
Na verdade, segundo a prof. Itânia, o título do documentário lembra a "Boît" (Boate) mas o mesmo faz referência a comunidade, as pessoas, as personagens, as "Flores" do Bairro do Rosário.
                                         
           Texto: Prof. Luciano Santos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário